Segue a atividade desta semana.
Façam a leitura dos dois textos e respondam as questões referentes a cada um.
Atenção: Não precisam copiar a questão no caderno. Basta colocar as respostas.
Qualquer dúvida falem nos comentários.
Bom estudo!
BEATRIZ MORRONE (TEXTO) E FLÁVIA YURI OSHIMA (EDIÇÃO)
16/05/2016 - 08h00 - Atualizado 16/05/2016 15h38

"A arte coloca crianças e adolescentes em contato com suas emoções e também trabalha o lado racional", diz Ana Mae Barbosa (Foto: Divulgação)
“A arte não é babado cultural, não é enfeite para botar em parede”, disse a professora Ana Mae Barbosa, uma das principais referências no estudo de arte-educação no Brasil. Em entrevista à ÉPOCA, a especialista falou sobre a contribuição que o ensino de arte traz à aprendizagem. Entre eles, o desenvolvimento da capacidade de interpretação: “Ao interpretar, você amplia a sua inteligência e a sua capacidade perceptiva, que vai aplicar em qualquer área da vida”.
ÉPOCA - Qual a importância do ensino de música, artes visuais, dança e teatro na educação básica?
Ana Mae Barbosa - É absolutamente importante o contato com a arte por crianças e adolescentes. Primeiro, porque no processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo escolar. A minha geração fez sua educação emocional a partir de filmes de Hollywood, o que é uma barbaridade. Não se conversava sobre sentimentos na escola. Segundo, porque a arte estimula o desenvolvimento da inteligência racional, medida pelo teste de QI. O pesquisador Janes Catteral estudou a influência da aprendizagem de arte na inteligência, que será aplicada a qualquer outra disciplina. Além disso, grande parte da produção artística é feita no coletivo. Isso desenvolve o trabalho em grupo e a criatividade.
ÉPOCA - A música já era obrigatória no currículo. Qual será a contribuição de cada uma das artes que agora também fazem parte dele?
Ana Mae - As artes são linguagens que complementam a linguagem verbal. Susanne Langer, especialista em filosofia da arte, diz que existem três diferentes linguagens: a verbal, a científica e a presentacional. A linguagem presentacional é aquela que você não consegue traduzir em outras linguagens. Ela está presente na arte, que articula a vida emocional do ser humano. Um indivíduo com essas três linguagens bem desenvolvidas está apto a conhecer plenamente as outras áreas do conhecimento, a aproveitar mais o mundo que o cerca. Tirar o aluno da cadeira significa expandir seus sentidos.
As artes visuais desenvolvem a capacidade de percepção visual, importante desde a alfabetização até a solução de grandes conflitos da adolescência. [...]. A dança amplia a percepção do corpo. Desenvolve, assim como a música, o ritmo e o movimento. Exercita o equilíbrio, não só físico, mas mental. O teatro desenvolve a comunicação. Coloca em pauta o verbal, o sonoro, o visual e o gestual. [...]
ÉPOCA - E culturalmente, como as artes podem contribuir para o desenvolvimento dos estudantes?
As artes visuais desenvolvem a capacidade de percepção visual, importante desde a alfabetização até a solução de grandes conflitos da adolescência. [...]. A dança amplia a percepção do corpo. Desenvolve, assim como a música, o ritmo e o movimento. Exercita o equilíbrio, não só físico, mas mental. O teatro desenvolve a comunicação. Coloca em pauta o verbal, o sonoro, o visual e o gestual. [...]
ÉPOCA - E culturalmente, como as artes podem contribuir para o desenvolvimento dos estudantes?
Ana Mae - Existe a arte como expressão e a arte como cultura. A arte como expressão, como já disse, é a capacidade de os indivíduos interpretarem suas ideias através das diferentes linguagens e formas. A arte como cultura trabalha o conhecimento da história, dos artistas que contribuem para a transformação da arte. É muito importante que o aluno tenha um leque de conhecimento acerca do seu próprio país e do mundo. Não se conhece um país sem conhecer a sua história e a sua arte.
Além disso, as artes alargam a possibilidade de interculturalidade, ou seja, de trabalhar diferentes códigos culturais. A escola deve trabalhar com diversos códigos, não só com o europeu e o norte-americano branco, mas com o indígena, o africano e o asiático. Ao tomar contato com essas diferenças, o aluno flexibiliza suas percepções visuais e quebra preconceitos.
ÉPOCA - Por que ainda é difícil reconhecer as artes, em geral, como disciplinas necessárias na escola?
Ana Mae - Acredito que seja um preconceito que nasce nas bases jesuítas da nossa educação. As artes visuais, apesar de presentes desde os anos iniciais da história do Brasil, [...] assustavam os jesuítas por serem muito sensoriais, e o sensorial leva à sexualidade. O mesmo aconteceu com a dança, que sempre foi deixada de lado, inclusive pelas universidades. O corpo era visto como algo pecaminoso.
Referência: https://epoca.globo.com/ideias/noticia/2016/05/importancia-do-ensino-das-artes-na-escola.html
ATIVIDADE DE COMPREENSÃO DO TEXTO 1:
1º) Segundo a entrevistada Ana Mae, muitas são as contribuições que o ensino de arte traz à aprendizagem, cite uma destas contribuições:
2º) De acordo com a entrevistada, qual é a importância do contato de crianças e adolescentes com a arte?
3º) Segundo a pesquisadora, o que a arte estimula?
4º) De acordo com o texto, o que é a arte como expressão? E como trabalha a arte como cultura?
5º) Quais os benefícios do dança e do teatro para os indivíduos?
6º) Você concorda com a afirmação de que: “Não se conhece um país sem conhecer a sua história e a sua arte”? Justifique sua resposta.
7º) Agora, faça uma pesquisa, e cite um exemplo de manifestação artística típica do Brasil.
8º) Por que ainda é difícil reconhecer as artes, em geral, como disciplinas necessárias na escola?
TEXTO 2:
O contato com a arte de diversos períodos históricos e de outros lugares e regiões amplia a visão de mundo, enriquece o repertório estético, favorece a criação de vínculos com realidades diversas e assim propicia uma cultura de tolerância, de valorização da diversidade, de respeito mútuo, podendo contribuir para uma cultura de paz. O conhecimento da arte produzida em sua própria cultura permite ao sujeito conhecer-se a si mesmo, percebendo-se como ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir modificando o futuro, que toma consciência de suas concepções e ideias, podendo escolher criticamente seus princípios, superar preconceitos e agir socialmente para transformar a sociedade da qual faz parte.
[...]cabe falar da dimensão simbólica da arte, de seu poder expressivo de representar ideias através de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro, a arquitetura, a fotografia, o desenho, a pintura, entre outras formas expressivas que a arte assume em nosso dia a dia.
Referências: https://www.recantodasletras.com.br/artigos/746662
ATIVIDADE DE COMPREENSÃO DO TEXTO 2:
1º) Quais os benefícios do contato com a arte de diversos períodos e regiões?
2º) Complete a afirmação a seguir:
“O conhecimento da arte produzida em sua própria cultura permite ao sujeito _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________”.
3º) De acordo com o texto, a arte pode ser expressa através de linguagens particulares como:
Nenhum comentário:
Postar um comentário