Olá, pessoal!
Espero que estejam todos bem.
Vamos continuar nossas atividades fazendo a leitura
referente ao Capítulo 10 do nosso livro didático:
A
ARTE SEMPRE ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS CULTURAS
Iremos refletir sobre a
presença da arte nas diferentes épocas e culturas, povos e países do planeta.
Nas imagens, você pode observar uma pequena amostra disso: uma máscara
funerária egípcia; a Vênus de Milo, originária da Grécia; e a representação de
Shiva, que é um deus hindu.
Vênus de Milo (c. 130-100 a.C), escultura em mármore, 204 cm,. A obra é parte do acervo do museu do Louvre, paris, França.
Shiva Natajara (séc. XII), bronze, 97 x 83cm. A obra é parte do acervo do museu nacional da Índia, Nova Délhi.
E a pintura, a música?
Quantas danças diferentes existem e existiram mundo afora? Quantas personagens
de teatro? Por que o ser humano sempre fez e continua fazendo arte?
A pintura acima pertence ao
artista belga René Magritte. O pequeno texto sob a imagem diz “Isto não é um
cachimbo”. Veja o que afirma o autor da obra: “O famoso cachimbo... como fui
censurado por isso! E, entretanto... Vocês podem encher de fumo o meu cachimbo?
Não, não é mesmo? Ele é apenas uma representação. Portanto, se eu tivesse
escrito sob o meu quadro: “Isto é um cachimbo”, eu teria mentido.
Você
concorda com essa afirmação? O artista queria reforçar a ideia de que uma
pintura ou uma fotografia não é o objeto, a pessoa ou a paisagem, mas a
representação deles, assim como a palavra “casa”, falada ou escrita, não é a
casa verdadeira, mas a representação da ideia de casa.
Assim,
desde os tempos mais remotos até os dias atuais, em todo o planeta, homens e
mulheres representam suas ideias, pensamentos e sentimentos por meio da
pintura, do desenho, da escultura, da música, do teatro, da dança, enfim, de
todas as linguagens, incluindo o texto verbal.
As
manifestações artísticas expressam a maneira de o ser humano sentir, pensar, se
emocionar, se relacionar com os fatos da vida ou da morte. Como cada povo vive
ou viveu em contextos diferentes – na praia ou nas montanhas; em meio a guerras
ou em paz; na época das cavernas ou em eras tecnológicas; com os seus medos,
deuses angústias, crenças, amores e paixões-, enfim, como cada agrupamento
humano tem a sua história de vida, geralmente essas questões aparecem em suas
manifestações artísticas. É por isso que arte e identidade – individual,
regional, nacional – quase nunca se separam.
Você
não acha fantástico conhecer arte? Por meio dela, podemos ter acesso ao
pensamento e ao sentimento dos habitantes da Índia, da China, do japão, da
Malásia, da Rússia ou do Paquistão. Entender a dor e a alegria dos Yanomami,
Xavante, Kadiwéu, maias, incas ou astecas, franceses, esquimós e tailandeses, e
de tantas outras culturas. Para isso é preciso que saibamos ler, interpretar
obras de arte. Da mesma forma, você também pode expressar ao mundo suas ideias
a partir das linguagens artísticas.
Assim,
quanto mais você conhecer a produção artística da humanidade, mais poderá aproximar-se
de uma melhor compreensão do mundo, das inúmeras culturas, do que é comum a
todo ser humano e daquilo que os diferencia, respeitando a todos em suas
semelhanças e diferenças.
Vale
a pena você pesquisar a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, da
Unesco, documento elaborado em 2001, assinado por mais de 120 países, entre
eles o Brasil, que coloca a diversidade cultural como patrimônio da humanidade.
Esse documento visa à proteção, à solidariedade e ao respeito às mais diversas
formas de manifestações artísticas e culturais de diferentes povos, sem que uma
cultura se submeta à outra, possibilitando a justiça, a liberdade e a paz.
ATIVIDADE:
1) Monte uma lista com as palavras que você não
conhece e busque seus significados. Elabore um quadro, em seu caderno, contendo
PALAVRA / SIGNIFICADO.
2) Você
deverá escolher um país (ou região do Brasil) para pesquisar a sua música,
teatro, dança, pintura, escultura, desenho, fotografia, cinema, enfim, o máximo
de informações que conseguir sobre a cultura do local escolhido. Pode ser feito
no caderno.
Referências:
Linguagens e culturas:
linguagem e códigos: ensino médio: educação de jovens e adultos/ Neide
Aparecida de Almeida... [et al]. – 1.ed. – São Paulo: Global, 2013
https://www.google.com/search?q=shiva+natajara
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