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quinta-feira, 21 de maio de 2020

ATIVIDADE DE ARTES. EIXO VI C - PROF CAMILA MIRANDA

Olá, pessoal!

Espero que estejam todos bem.

Vamos continuar nossas atividades fazendo a leitura referente ao Capítulo 10 do nosso livro didático:

A ARTE SEMPRE ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS CULTURAS


Iremos refletir sobre a presença da arte nas diferentes épocas e culturas, povos e países do planeta. Nas imagens, você pode observar uma pequena amostra disso: uma máscara funerária egípcia; a Vênus de Milo, originária da Grécia; e a representação de Shiva, que é um deus hindu.


Máscara funerária de Tuntakamon (c.1537-1349 a.C), em ouro, vidro, pedras semipreciosas, 54cm. A obra é parte do acervo do museu do cairo, Egito.

Vênus de Milo (c. 130-100 a.C), escultura em mármore, 204 cm,. A obra é parte do acervo do museu do Louvre, paris, França.

Shiva Natajara (séc. XII), bronze, 97 x 83cm. A obra é parte do acervo do museu nacional da Índia, Nova Délhi.


E a pintura, a música? Quantas danças diferentes existem e existiram mundo afora? Quantas personagens de teatro? Por que o ser humano sempre fez e continua fazendo arte?



       A pintura acima pertence ao artista belga René Magritte. O pequeno texto sob a imagem diz “Isto não é um cachimbo”. Veja o que afirma o autor da obra: “O famoso cachimbo... como fui censurado por isso! E, entretanto... Vocês podem encher de fumo o meu cachimbo? Não, não é mesmo? Ele é apenas uma representação. Portanto, se eu tivesse escrito sob o meu quadro: “Isto é um cachimbo”, eu teria mentido.

Você concorda com essa afirmação? O artista queria reforçar a ideia de que uma pintura ou uma fotografia não é o objeto, a pessoa ou a paisagem, mas a representação deles, assim como a palavra “casa”, falada ou escrita, não é a casa verdadeira, mas a representação da ideia de casa.
Assim, desde os tempos mais remotos até os dias atuais, em todo o planeta, homens e mulheres representam suas ideias, pensamentos e sentimentos por meio da pintura, do desenho, da escultura, da música, do teatro, da dança, enfim, de todas as linguagens, incluindo o texto verbal.
As manifestações artísticas expressam a maneira de o ser humano sentir, pensar, se emocionar, se relacionar com os fatos da vida ou da morte. Como cada povo vive ou viveu em contextos diferentes – na praia ou nas montanhas; em meio a guerras ou em paz; na época das cavernas ou em eras tecnológicas; com os seus medos, deuses angústias, crenças, amores e paixões-, enfim, como cada agrupamento humano tem a sua história de vida, geralmente essas questões aparecem em suas manifestações artísticas. É por isso que arte e identidade – individual, regional, nacional – quase nunca se separam.
Você não acha fantástico conhecer arte? Por meio dela, podemos ter acesso ao pensamento e ao sentimento dos habitantes da Índia, da China, do japão, da Malásia, da Rússia ou do Paquistão. Entender a dor e a alegria dos Yanomami, Xavante, Kadiwéu, maias, incas ou astecas, franceses, esquimós e tailandeses, e de tantas outras culturas. Para isso é preciso que saibamos ler, interpretar obras de arte. Da mesma forma, você também pode expressar ao mundo suas ideias a partir das linguagens artísticas.
Assim, quanto mais você conhecer a produção artística da humanidade, mais poderá aproximar-se de uma melhor compreensão do mundo, das inúmeras culturas, do que é comum a todo ser humano e daquilo que os diferencia, respeitando a todos em suas semelhanças e diferenças.
Vale a pena você pesquisar a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, da Unesco, documento elaborado em 2001, assinado por mais de 120 países, entre eles o Brasil, que coloca a diversidade cultural como patrimônio da humanidade. Esse documento visa à proteção, à solidariedade e ao respeito às mais diversas formas de manifestações artísticas e culturais de diferentes povos, sem que uma cultura se submeta à outra, possibilitando a justiça, a liberdade e a paz.

ATIVIDADE:
1)     Monte uma lista com as palavras que você não conhece e busque seus significados. Elabore um quadro, em seu caderno, contendo PALAVRA / SIGNIFICADO.

2)    Você deverá escolher um país (ou região do Brasil) para pesquisar a sua música, teatro, dança, pintura, escultura, desenho, fotografia, cinema, enfim, o máximo de informações que conseguir sobre a cultura do local escolhido. Pode ser feito no caderno.

Referências:

Linguagens e culturas: linguagem e códigos: ensino médio: educação de jovens e adultos/ Neide Aparecida de Almeida... [et al]. – 1.ed. – São Paulo: Global, 2013
https://www.google.com/search?q=shiva+natajara

           



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